NOTÍCIAS


Um roteiro solar térmico para a Europa

 

A crise energética e a guerra na Ucrânia mostraram à Europa que uma utilização mais rápida das energias renováveis é imperativa para a segurança energética e para alcançar os objetivos climáticos.

Além disso, na última semana tornou-se evidente - e foi mesmo reafirmada a nível europeu e não apenas nacional - a peculiaridade dos mercados energéticos em Espanha e Portugal devido à sua localização geográfica excecional, tornando-os territórios onde as energias renováveis desempenham um papel de liderança no cabaz energético.

Para complementar a contribuição para a consulta pública da Comissão Europeia para uma Estratégia Solar da UE e visando um apoio mais forte ao solar térmico nos próximos anos, a Solar Heat Europe, associação europeia do setor, está a lançar a 'Energising Europe with Solar Heat - A Solar Thermal Roadmap for Europe' (roteiro solar térmico para a Europa) e a convidar o setor solar térmico e os seus apoiantes a tornarem-se signatários oficiais do documento.

Mais de 20 entidades já demonstraram apoio à iniciativa e tornaram-se signatárias.

Saiba mais Aqui

Para ser signatárioAqui

Fonte: O Instalador







Inscreva-se Aqui

V Encontro Nacional de Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios

 



Iniciativa, organizada pela APIRAC, decorre no dia 19 de maio, em formato híbrido, na Exposalão, Batalha.

O encontro tem como tema a 'Digitalização e descarbonização'. Entre os temas em debate, destaque:

•1.º Painel: Legislação e incentivos

•2.º Painel: edifícios inteligentes: o que podemos esperar?

Em 2018 a APIRAC organizou o último Encontro Nacional de BAC Systems. Daí para cá, o quadro normativo europeu sofreu alterações significativas com a publicação da norma EN 15232 e transposição da Diretiva (UE) 2018/844, relativa à performance energética dos edifícios (nova EPBD).

Ainda mais recentemente, com a onda de renovação, a União Europeia aponta para que em 2030 os novos edifícios sejam inteligentes, eficientes e descarbonizados. Mas o futuro está já aí e de acordo com a legislação em vigor, todos os edifícios existentes, com uma potência nominal global igual ou superior a 290 kW, terão de instalar SACE até 31 de dezembro de 2025.

A presente revisão do Guia Técnico de SACE, para além da atualização legislativa e normativa, coloca um especial enfoque na revisão dos capítulos relativos à instalação dos sistemas, bem como à sua condução, manutenção e inspeção, o que faz deste Guia Técnico um documento ainda mais completo e abrangente para todos os intervenientes.

Este Guia Técnico tem, assim, a ambição de ser uma ferramenta de suporte para a concretização das exigências atuais, mas também a de preparar os edifícios de serviços para os novos desafios, como, por exemplo, a maior integração com as redes de distribuição de energia ou o SRI – Smart Readiness Indicator.
Contribuir para uma melhor performance energética e um melhor desempenho ambiental, quer nos novos edifícios, com um enorme foco nos edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB), quer na reabilitação do edificado, mas também, analisar o potencial das tecnologias inteligentes, o conceito de “Smart Readiness Indicator” e as relações com as 'Smart Grids' são outros temas que enriquecerão o seminário.
O evento tem uma caraterística híbrida, pelo que se desenvolverá em modo presencial e em live streaming.

Inscreva-se Aqui


LANÇAMENTO DA 3ª EDIÇÃO DO GUIA TÉCNICO SACE



 

A presente revisão do Guia Técnico de SACE, para além da atualização legislativa e normativa, coloca um especial enfoque na revisão dos capítulos relativos à instalação dos sistemas, bem como à sua condução, manutenção e inspeção, o que faz deste Guia Técnico um documento ainda mais completo e abrangente para todos os intervenientes.

Fonte única de conhecimento especializado, para profissionais, académicos e estudantes, constitui uma ferramenta de suporte para a concretização das exigências atuais, mas também preparar os edifícios de serviços para os novos desafios, como, por exemplo, a maior integração com as redes de distribuição de energia ou o SRI – Smart Readiness Indicator.

O Guia Técnico de SACE, agora na sua 3ª edição, constitui mais um impulso decisivo para o reconhecimento e utilização dos sistemas SACE no mercado português.

Se quiser receber o 3º Guia Técnico SACE, inscreva-se Aqui

Fonte: APIRAC





CONTACTOS

LISBOA



Avenida Gomes Pereira Nº71A, 1ºPiso
1500-328 LISBOA


TELEFONE +351 213 540 011
TELEMÓVEL +351 967 830 882


E-MAIL geral@apief.pt


» VER MAPA
PORTO



Rua Brito Capelo, 1414
4450-071 MATOSINHOS


TELEFONE +351 222 088 837
TELEMÓVEL +351 964 942 932


E-MAIL formacao.porto@apief.pt


» VER MAPA
GUIMARÃES



 
 


   
TELEMÓVEL +351 967 446 860


E-MAIL formacao.guimaraes@apief.pt


 
SIGA-NOS