NOTÍCIAS


Protocolo com o IPQ



O IPQ confirmou o reconhecimento já atribuído à APIRAC, entidade parceira da APIEF, como Organismo com funções de Normalização Setorial (ONS) nos domínios referidos. Assim, e após os devidos formalismos o IPQ assinou com a APIRAC um novo protocolo de cooperação.

Coincidentemente, e conforme estabelecido nas Regras e Procedimentos para a Normalização Portuguesa (RPNP – 010/2020), o ONN-IPQ procedeu à visita de acompanhamento do ONS-APIRAC, uma vez que já haviam passados 4 anos desde a última visita. Mais uma vez, o ONS-APIRAC demonstrou o cumprimento dos preceitos necessários a esta qualificação, assegurando a continuidade dos trabalhos normativos no nosso Setor.

Nestes últimos meses, o ONS-APIRAC procurou dinamizar os trabalhos de normalização. Nesse propósito, procedeu-se a algumas alterações e restruturação das suas Comissões Técnicas. Entre as quais e após largos anos de serviço do Eng. Fernando Brito no cargo de Presidente do ONS-APIRAC, foi empossado nessas funções o Eng. Adeodato Clemente, experiente engenheiro do Setor. Merecido o agradecimento ao Eng.º Fernando Brito que ocupou o cargo com afinco, contribuindo decisivamente e de modo muito determinado para o impulsionamento da Normalização no Setor do AVAC&R em Portugal.








Inscreva-se Aqui

COP 26: acordo define novas metas para transportes, energia e hidrogénio



Países comprometem-se a uma a redução global de 30% das emissões de metano até 2030 face aos valores de 2020




Portugal e os restantes países que estão presentes na Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP 26) que está a decorrer em Glasgow assinaram três compromissos importantes. A 'Glasgow Leaders’ Declaration on Forests and Land Use” que pretende travar e inverter a desflorestação até 2030, através da proteção da floresta e outros ecossistemas, e, simultaneamente, promovendo o aumento da sua resiliência.

O segundo compromisso, a 'World Leader Summit Statement on the Breakthrough Agenda' define objetivos – considerados por Portugal como ambiciosos – “para em 2030 em três dos quatro setores económicos estratégicos identificados nesta Agenda e que, em conjunto, representam mais de 50% das emissões globais de gases com efeito de estufa”.

Quanto ao metano, nomeadamente a redução de emissões globais de, o compromisso é o de reduzir 30% das mesmas até 2030 – tendo por base os valores de 2020.



Enertech: Feira das Tecnologias para a Energia
 
 


A quinta edição decorre nos dias 11, 12 e 13 de novembro.


Equipamentos de última geração e utilização de refrigerantes naturais que aumentam os níveis de eficiência e cuidado com o ambiente; melhoria nos materiais, tecnologias e designs que facilitam a instalação de equipamento; ferramentas para controlar a qualidade do ar das instalações de ar condicionado, ou soluções inovadoras para satisfazer as necessidades de aquecimento e água quente durante todo o ano em edifícios de habitação coletiva, são algumas das propostas incluídas nesta edição da C&R 2021 - Salão Internacional de Climatização e Refrigeração.
Contando com a presença da RNAE, esta é uma Feira marcadamente tecnológica, direcionada para o setor das energias renováveis, tecnologias e eficiência energética, destacando-se do programa deste ano a aula de sapiência com Carvalho Rodrigues, comissário da ENERTECH, e as conferências intituladas ‘Desafios da Transição Energética’, na qual vão ser debatidos os temas: comunidades energia, pobreza energética e custo exponencial da energia, ‘Serviços de Ecossistemas e Sustentabilidade’ e ‘Biomassa e Gestão Florestal’.
Durante o evento haverá ainda demonstrações de equipamentos, workshops de sensibilização ambiental e um espaço de divulgação científica, com possibilidade de promoção de encontros bilaterais (‘Business to Business’ – B2B e ‘Business to Consumer’ - B2C).
A organização da Enertech é da responsabilidade do Município do Sabugal, em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal, ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda e Universidade da Beira Interior, contando para a promoção do evento com a colaboração de várias entidades institucionais.


A Enertech

A Feira das Tecnologias para a Energia pretende a cada edição dar a conhecer o que de melhor se produz na área das energias, da sustentabilidade ambiental e da inovação tecnológica. Este é um espaço de partilha de conhecimentos, catalisador de negócios e de parcerias estratégicas, mas também um local a pensar em toda a família, com um conjunto diversificado de iniciativas para todas as idades.



CONTACTOS

LISBOA



Avenida Gomes Pereira Nº71A, 1ºPiso
1500-328 LISBOA

TELEFONE +351 213 540 011
TELEMÓVEL +351 967 830 882

E-MAIL geral@apief.pt


» VER MAPA
PORTO



Rua Brito Capelo, 1414
4450-071 MATOSINHOS

TELEFONE +351 222 088 837
TELEMÓVEL +351 964 942 932

E-MAIL formacao.porto@apief.pt


» VER MAPA
GUIMARÃES



 
 

   
TELEMÓVEL +351 967 446 860

E-MAIL formacao.guimaraes@apief.pt


 
SIGA-NOS