NOTÍCIAS


Procura de gás na UE cai 7,4% em 2023


A procura de gás na União Europeia (UE) caiu 7,4 por cento em 2023 atingindo o valor mais baixo registado desde 2008, anunciou o gabinete estatístico da UE, o Eurostat, falando numa redução que dura há dois anos consecutivos.

“A procura de gás natural na UE tem vindo a diminuir há dois anos consecutivos. Após uma diminuição anual de 13,3 por cento em 2022, a procura diminuiu mais 7,4 por cento em 2023, totalizando 12,72 milhões de terajoules em 2023”, indicou o Eurostat. De acordo com o gabinete estatístico da UE, “este valor representa também a procura mais baixa registada desde o início da recolha de dados mensais acumulados em 2008”.

A redução deveu-se à entrada em vigor do regulamento europeu relativo a medidas coordenadas de redução da procura de gás, como parte do plano energético REPowerEU para acabar com a dependência da UE dos combustíveis fósseis russos, bem como à crise energética e ao aumento dos preços da energia.

Dados divulgados recentemente pela Comissão Europeia revelaram que Portugal foi, em dois anos de plano energético RepowerEU, o nono país da UE a reduzir mais o consumo de gás, num total de 23 por cento, acima do requisito de 15 por cento ao nível comunitário.

Portugal foi o nono dos 27 Estados-membros da UE com maior decréscimo, atrás de países como Dinamarca (-40 por cento), Finlândia (-39 por cento), Letónia (-30 por cento), Suécia (-29 por cento), Lituânia (-29 por cento), Estónia (-28 por cento), Holanda (-27 por cento) e Luxemburgo (-26 por cento), percentagens acima da meta de redução voluntária do consumo de gás natural ao nível europeu em torno de 15 por cento.

“Portugal reforçou a segurança do seu aprovisionamento de gás, enquanto o aumento das energias renováveis no cabaz energético limitou a sua dependência das importações de energia”, assinalou o executivo comunitário.

Face às dificuldades e às perturbações do mercado mundial da energia suscitadas pela invasão russa da Ucrânia, a Comissão Europeia lançou em maio de 2022 o plano energético REPowerEU, visando poupar energia, produzir energia limpa e diversificar o aprovisionamento energético

A UE tem vindo a reduzir as importações de gás russo (que chega por gasoduto), passando de uma dependência de 40 por cento em 2021 para oito por cento em 2023.

Face a este plano, os 27 Estados-membros também já economizaram 20 por cento do seu consumo de energia, introduziram um limite máximo ao preço do gás e ao preço do petróleo a nível mundial e duplicaram a implantação adicional de energias renováveis.







Inscreva-se Aqui

CENTERM vai dar início à examinação para técnicos de Inspeção de Sistemas Técnicos de Edifícios

 


O CENTERM prepara-se para iniciar a realização de exames para a qualificação de Técnicos de Inspeção a Sistemas Técnicos (TIS), conforme estabelecido no artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro.

A ADENE volta a confiar nas competências do CENTERM para assegurar o cumprimento de um objetivo da maior importância no quadro da certificação energética dos edifícios, e em particular para o seu superior desempenho energético.

Enquanto técnicos do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), os TIS devem cumprir com os procedimentos e orientações definidas pela ADENE, bem como as metodologias técnicas e regulamentares aplicáveis.

A atividade do TIS consiste em:

1. Realizar as inspeções periódicas obrigatórias aos sistemas técnicos;

2. Elaborar o Relatório de Inspeção (RI);

3. Submeter o RI no Portal SCE;

4. Disponibilizar o RI ao proprietário do edifício.

O CENTERM, como lhe compete, colocará ao serviço da ADENE e do país todas as suas capacidades técnicas, bem como se compromete a realizar todos os trabalhos com a diligência, qualidade e imparcialidade exigíveis para este tipo de serviços, em conformidade com as exigências legais e normativos do Setor. O CENTERM assenta a sua capacidade em infraestruturas, meios humanos, materiais e informáticos, e no seu sistema de organização e gestão que beneficia de Certificação ISO 9001.


4ª CONFERÊNCIA PENSAR A ENERGIA

17 de junho de 2024 | 09h30 | Universidade do Algarve


A ADENE - Agência para a Energia gostaria de contar com a sua presença na 4.ª Conferência “Pensar a Energia”, que decorre no dia 17 de junho entre as 09h30 e as 18h00 na Universidade do Algarve.

A conferência contará com a presença da Secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, e irá desafiar os participantes a refletir sobre o tema “Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável”.

A crescente ameaça das alterações climáticas e a disponibilidade dos recursos naturais estarão em destaque, com foco nas implicações para Portugal e na urgência de ações para mitigar estas mudanças.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Mais informações:

Tel.: (+351) 214 722 800

Email: geral@adene.pt

Dia Mundial da Refrigeração: 26 de junho


Aproximamo-nos do dia que todos os anos comemora internacionalmente a Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor e todas as atividades relacionadas.

A Refrigeração tem vindo a assumir cada vez mais uma maior importância e um papel de liderança em assuntos internacionais. Esta data visa conscientizar o público em geral sobre a relevância das tecnologias de Refrigeração na vida quotidiana.

Para 2024 o tema escolhido foi “Temperature Matters”, um tópico que destaca perfeitamente a ligação entre os Setores de Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor.

DESTAQUE FORMATIVO

Aquecimento, Bombas de Calor e AQS

27 HORAS


Inscreva-se aqui





CONTACTOS

LISBOA



Avenida Gomes Pereira Nº71A, 1ºPiso
1500-328 LISBOA

TELEFONE +351 213 540 011 (Chamada para a rede fixa nacional)
TELEMÓVEL +351 967 830 882 (Chamada para rede móvel nacional)

E-MAIL geral@apief.pt


» VER MAPA
PORTO



Rua Brito Capelo, 1414
4450-071 MATOSINHOS

TELEFONE +351 222 088 837 (Chamada para a rede fixa nacional)
TELEMÓVEL +351 964 942 932 (Chamada para rede móvel nacional)

E-MAIL formacao.porto@apief.pt


» VER MAPA
GUIMARÃES



 
 

   
TELEMÓVEL +351 967 446 860 (Chamada para rede móvel nacional)

E-MAIL formacao.guimaraes@apief.pt


 
SIGA-NOS